MUSEU DA VACINA - RESTAURO DA CASA VITAL BRAZIL
INSTITUTO BUTANTAN - SÃO PAULO - SP
Projeto: 2019
Conclusão da Obra: 2023
Área: 627,30 m²
O Museu da Vacina faz parte do Parque da Ciência, complexo cultural com 22 atrações (museus, viveiros, construções históricas e horto florestal) que está inserido dentro da área verde do instituto com 725 mil metros quadrados. A construção se sobressai ao conjunto de edifícios por estar ao final do novo boulevard do parque.
A casa Vital Brazil, antes da intervenção, abrigava os laboratórios de ecologia, evolução e herpetologia, e a administração do Museu Histórico. Apesar das diversas reformas, o edifício histórico ainda conservava as formas e linhas originais da construção.
Com 550m² de área útil, o museu conta com programa de seis salas de expositivas, sala administrava, sala técnica e educativa, pátio central, recepção, sala de projeção e um bloco de sanitários para o público e funcionários, todos dispostos no pavimento térreo com amplo pé-direito.
O objetivo principal do Museu da Vacina é demonstrar para toda a população sua importância e eficácia por meio de uma base histórica, conhecimento do processo de produção e da atuação das vacinas no corpo. Para isso, a exposição é dividida em oito espaços interativos e informativos que fazem uso de diferentes tecnologias para conscientização de crianças e adultos. O local possui salas imersivas com conteúdo educativo, jogos como a simulação das fases do processo de produção de uma vacina, hologramas, linha do tempo completa com marcos históricos e um cinema 6D, onde o visitante entra em uma experiência para conhecer o corpo humano de uma pessoa vacinada e outra não vacinada.
O projeto parte do princípio de preservar, sempre que possível, as camadas históricas relevantes para compreensão do valor cultural da edificação. Novas intervenções propostas estabelecem diretrizes para preservação do existente e adequação ao novo uso proposto.
O trabalho de recuperação e adaptação da Casa Vital Brazil se pautou pelos princípios contemporâneos de preservação do patrimônio cultural estabelecidos, principalmente, pelas teorias do restauro-crítico, base para elaboração da Carta de Veneza de 1964. Estes princípios de forma geral são: distinguibilidade, compatibilidade de materiais e retrabalhabilidade.
O Museu da Vacina tem em suas instalações uma série de visores, comumente chamados de “testemunhos”. Dispostos na diferença de nível do pátio central do casarão (escadaria existente e degraus de acesso das portas de entrada do museu) e a entrada do museu, eles servem para demarcar locais de interesse que possam trazer parte da história presente na edificação.
O novo bloco de sanitários para público e funcionários foi criado para atender ao programa do novo museu e a opção de revesti-lo de madeira se baseia na premissa de distinguibilidade do edifício histórico existente. Mesmo sendo diferente o bloco se integra suavemente com o entorno arborizado do parque. A interligação da entrada do museu com o acesso às áreas expositivas e o deck dos fundos do pátio que interliga ao novo anexo de sanitários é feita a partir de um deck metálico elevado revestido com granito para promover a acessibilidade universal sem desníveis. Mantivemos uma linguagem externa única para promover uma conexão material com o boulevard do Parque da Ciência.
FICHA TÉCNICA:
CONCEITO E PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA E RESTAURO / OBRA:
Divisão de Infraestrutura da Fundação Butantan:
ARQUITETURA:
Arq. Caroline Tonacci Costa
Arq. Carina Rodrigues Marques
Arq. Filipe do Carmo Souza
Arq. João Tadeu Foa Binsztajn (coord.)
DI. Lucas Marcondes Filho
Eng. Lukas Naoto Neves Hoshina
ELÉTRICA e TELECOM: Eng. Carlos Renato Barros
HVAC: Engª. Ivete Yazigi Roumieh
CIVIL e HIDRÁULICA: Eng. Anderson Almeida Costa
SEGURANÇA e MEIO AMBIENTE: Vanessa Evelin Jesus
FISCALIZAÇÃO DE OBRA: Eng. Alexandre Odone (coord.)
Eng. Edgar Pereira da Silva Santos
Eng. Marcos Vinicius Roveri Alves
Tec. Clodomiro Calazans
PROJETO EXECUTIVO DE ARQUITETURA, ENGENHARIAS E RESTAURO:
AUTORES - EFFECT ARQUITETURA: Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes.
COORDENADORES: Letícia Viscondi (in memorian) e Bruno Germano.
MODELAGEM BIM: EFFECT ARQUITETURA
CONSULTORIA EM PATRIMÔNIO CULTURAL: Silvio Oksman
ENSAIOS E PROSPECÇÕES: Vanessa Kram
PAISAGISMO: Land N Citi - Rulian Nociti
PROJETOS COMPLEMENTARES:
Celso Grion e Eduardo Prata
OBRA:
Consórcio Progredior / JRA:
- Progredior Construtora
- JRA Empreendimentos e Engenharia
- Atryan’s Arquitetura/ Restauro/ Construção
MUSEOGRAFIA:
Consórcio Nova XD / Expomus:
Nova XD Technology Experience
EXPOMUS
ACESSIBILIDADE:
Casa do Braille (OBS.: foi contratada pela NOVA XD)
CURADORIA:
Equipe Técnica do Instituto Butantan
FOTOS:
Eduardo Pozella