PUBLICAÇÕES E PREMIAÇÕES

IOC, IPC AND IAKS 2021 AWARD INTERNATIONAL ARCHITECTURE PRIZES

Colônia | Alemanha | 26 outubro 2021

ioc-ipc-iaks-architekturpreise_51633189369_o.jpg
ioc-ipc-iaks-architekturpreise_51633393990_o.jpg

O Comitê Olímpico Internacional (IOC), em conjunto com Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e a Associação Internacional de Instalações Esportivas e de Lazer (IAKS), realizaram no dia 26 de outubro, em Colônia, na Alemanha, uma cerimônia de premiação para projetos e instalações arquitetônicas que unem funções de esporte e lazer. Dentre os vencedores está o projeto para os campos de Hóquei sobre a grama, Rugby e Natação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), projetado pelo escritório brasileiro Effect Arquitetura e Gerenciamento.

 

O evento contou com um júri de especialistas do mundo da arquitetura para reconhecer e premiar projetos inovadores que se destacam pelas soluções sustentáveis e de acessibilidade, oferecendo a todas as pessoas oportunidades de praticar e ver o esporte livremente e sem barreiras.

 

O objetivo foi modernizar as instalações esportivas da UFRJ, seguindo as diretrizes do plano diretor, por meio de um grande projeto de retrofit para a adequação aos requisitos técnicos e de normas atuais das federações internacionais de natação, nado sincronizado, hóquei na grama e rugby.

 

A reforma buscou adequar o local para receber as seleções olímpicas de diversos países para treinamento durante os jogos, além de transformar o espaço em um dos legados de maior impacto para a comunidade no pós-jogos olímpicos, com a utilização das instalações para projetos comunitários.

 

A piscina olímpica contou com algumas das tecnologias mais modernas do mundo no quesito de renovação, com a remodelação das placas pré-moldadas em aço inoxidável, instaladas sobreposta à piscina existente, de forma que adequasse todas as suas medidas, incluindo profundidade, esquadros, largura e comprimento às medidas oficiais da FINA (Federação Internacional de Natação).

 

No campo de hóquei sobre grama, um sistema asfáltico permeável com manta amortecedora e grama sintética de altíssimo desempenho atende às exigências técnicas para a utilização dos maiores sistemas de irrigação já implantados em um campo esportivo dessa modalidade, que a cada 30 minutos enxarca esses campos com mais de 6 mil litros de água (condição técnica necessária para realização de cada jogo).

 

As soluções de sustentabilidade ecológica e financeira do projeto se traduzem através da utilização de energia solar, filtros de piscina de altíssimo desempenho com economia e reuso de água, principalmente para a irrigação dos campos de grama.

PREMIAÇÃO NA MÍDIA NACIONAL E INTERNACIONAL:

CAPA-SB-MAGAZINE.png
SB-MAGAZINE-UFRJ.png
SB-INTERNO.png