CENTRO PARALÍMPICO BRASILEIRO
SÃO PAULO - SP
Projeto: 2014-2016
Arquitetura: L+M Guets
Consultoria esportiva: Effect Arquitetura
Obra: Construtora OAS
Área: aprox. 95.000m²
Construído em um terreno de aproximadamente 140.000 m² no Parque Fontes do Ipiranga, o Centro Paralímpico Brasileiro é um dos mais completos de sua categoria no mundo.
Com infraestrutura para treinamento de 15 modalidades paralímpicas (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, halterofilismo, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo, e vôlei sentado), o centro conta com instalações esportivas internas e externas, alojamento para até 300 pessoas, entre atletas e equipe técnica, refeitório, lavanderia, academia, salas de apoio e vestiários, além do Centro de Medicina e Ciências do Esporte, o qual possibilitará a formação de profissionais e o avanço das ciências do esporte.
O complexo será utilizado para treinamentos, competições e intercâmbio entre seleções, preparação física, formação de técnicos, classificadores, árbitros e gestores.
A L+M foi responsável pela concepção geral do complexo, cabendo à Effect o desenvolvimento das áreas de jogo, além da especificação dos equipamentos homologados pelas respectivas confederações esportivas.